Assine nossa newsletter

Covid-19: Como funciona a vacina da Pfizer

A vacina da farmacêutica americana Pfizer é um dos imunizantes disponíveis na campanha de vacinação contra covid-19 no Brasil.

A vacina utiliza a tecnologia conhecida como mRNA ou RNA-mensageiro. Esse tipo de tecnologia orienta o nosso organismo a produzir a própria proteína spike, que constitui o vírus SARS-Cov-2.

Por meio da engenharia genética, os cientistas replicaram a sequência de RNA que indica a produção da proteína e injetam esse conteúdo por meio do imunizante. A partir daí, esse material é entendido como um manual de instruções pelas células humanas, que reconhecem essa “cópia” e inicia-se a resposta do sistema imunológico.

A vacina da Pfizer demanda uma segunda dose para completar o esquema de imunização. No Brasil, o Ministério da Saúde segue a orientação da OMS (Organização Mundial de Saúde) de aplicar a segunda dose em um intervalo de 12 semanas. No entanto, alguns países estão testando antecipar a aplicação da dose de reforço para 21 dias.


Eficácia, testes e efeitos adverso

Um estudo publicado no no Journal of the American Medical Association (Jama) indica que a vacina da Pfizer reduziu as infecções sintomáticas pela covid-19 em 97%, já o índice das infecções assintomáticas foi de 86%. O imunizante foi testado em mais de 43 mil pessoas em seis países diferentes.

Estudos sobre o imunizante

Vacinas mRNA e variantes: Um estudo publicado pela revista Nature aponta que as vacinas da Pfizer e da Moderna, que possuem a tecnologia mRNA, são eficazes contra as variantes em circulação do vírus da convid-19, assim como os imunizantes produzidos a partir de adenovírus. A análise foi entendida como positiva, uma vez que afasta a ideia de uma reinfecção recorrente por conta das variantes. No entanto, segundo os especialistas, não invalida a possibilidade de uma imunização anual para a covid-19.

Explore estas Tags

covid-19 saude

Porque plano de saúde já não é mais suficiente.

Artigos Relacionados

Ilustração destaca o pico de um pato com o formato do espéculo usado no exame do Papanicolau

Corpo

Com qual frequência deve-se fazer o exame Papanicolau?

10/08/2022 • 10 min de leitura

Ilustração destaca um foguete entre planetas e astros, simbolizando o óvulo na saída do ovário.

Corpo

Ciclo menstrual: o que é e como calcular?

10/08/2022 • 14 min de leitura

Ilustração mostra pessoa escalando montanha

Corpo

Esportes de alto impacto e treinos vigorosos: quais cuidados tomar?

08/08/2022 • 9 min de leitura

Ilustração de braço com relógio que mostra imagem do coração

Corpo

O que é treino HIIT e para quem ele é indicado?

29/07/2022 • 9 min de leitura