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Os benefícios da caminhada para o corpo e a mente

Você conhece exercício mais democrático do que a caminhada? Ela pode ser praticada em diversos lugares, como calçadas, praças, parques ou à beira-mar, e tanto faz a faixa etária ou a classe social. O ritmo só depende do condicionamento físico e dos objetivos de cada um. 

E o melhor: quem caminha com regularidade obtém diversos benefícios, que vão desde a perda de peso até a socialização. 

Caminhar para sair do sedentarismo

A caminhada costuma ser – literalmente – o primeiro passo para sair do sedentarismo. O ideal é começar devagar, dando tempo ao corpo para se acostumar ao exercício. 

“Vale sempre a pena conferir com seu Time de Saúde se não tem algum sinal para um maior cuidado, como dores articulares ou qualquer tipo de estresse metabólico que possa causar sobrecarga cardíaca”, afirma o preparador físico Leo Fukuda, do Time de Saúde da Alice.

O profissional destaca que, uma vez iniciada, a caminhada pode ser feita de diversas maneiras: em piso plano ou em locais com subidas e descidas. Também é indicado alternar o ritmo. “Variar a estratégia pode ser uma ótima solução para não cair na monotonia”. 

Fortalecer o corpo e emagrecer com caminhada

Caminhar é uma maneira simples e gratuita de perder calorias. Dependendo do tempo, da distância e da velocidade, a prática pode ajudar a manter o peso ou a reduzir alguns quilos na balança. 

As pernas, é claro, são a parte do corpo mais exercitada. Outro órgão que se fortalece é o coração. Estudos indicam que caminhar pelo menos 30 minutos por dia, cinco vezes por semana, reduz o risco de doença cardíaca coronária em 19%.

A caminhada regular também contribui para a diminuição do risco de diabetes e colabora para o bom funcionamento dos pulmões. Joelhos e quadris também ganham, porque andar ajuda a lubrificar e a fortalecer os músculos que sustentam essas articulações.

“Esses benefícios podem ocorrer mesmo caso a pessoa tenha pouco tempo por dia ou se a caminhada ocorrer de maneira ‘quebrada’, com durações menores em diferentes períodos do dia”, afirma o preparador físico Leo Fukuda.  

Evidências científicas apontam ainda menor risco de desenvolvimento de câncer de mama e fortalecimento da imunidade como efeitos positivos da caminhada. 

Andar traz energia e eleva o humor

Andar intensifica o fluxo de oxigênio pelo corpo. Também pode aumentar os níveis de cortisol e outros hormônios associados à nossa energia. 

Se você dormir mal e estiver precisando de ânimo, sair para uma caminhada pode ser mais eficaz do que tomar uma xícara de café, segundo uma pesquisa.

Estudos mostram ainda que caminhar pode ajudar a reduzir a ansiedade, a depressão e o mau humor. Também melhora a autoestima e estimula funções cognitivas, como atenção, concentração e memória. 

Outro benefício é a longevidade. “O aumento do ritmo de caminhada pode reduzir o risco de mortalidade por todas as causas”, afirmam pesquisadores sobre o tema.

Caminhar estimula a criatividade e a socialização

Se você estiver buscando inspiração, coloque um par de tênis e saia para caminhar! Andar ajuda a clarear a mente e a pensar de forma mais criativa.

Um estudo que comparou pessoas tentando ter novas ideias enquanto estavam sentadas ou caminhavam concluiu que os participantes se saíram melhor ao caminhar, principalmente ao ar livre.

Para que o pensamento criativo possa fluir, o ideal é tentar relaxar a cabeça, sem ficar se distraindo com música ou com o celular. A dica é explorar os diversos sentidos, observando as coisas e as outras pessoas, além de sentir os cheiros e ouvir os sons pelo caminho.

“Sempre sugiro às pessoas que atendo que aproveitem a caminhada na rua para conhecer melhor o seu bairro ou ver a natureza”, destaca Leo Fukuda.

Outra vantagem é a socialização. A prática pode ajudar a fortalecer vínculos familiares e de amizade. 

Para se manter firme no propósito de caminhar todos os dias, chamar um parente ou um amigo para ser um parceiro no exercício é uma boa tática. 

Programas de caminhada da vizinhança ou promovidos pelo local de trabalho também são estratégias para estimular a integração e a regularidade da atividade. 

Dicas para caminhar com segurança

  1. Utilize um bom par de tênis e roupas confortáveis
  2. Caminhe em áreas designadas para pedestres e bem iluminadas
  3. Controle o volume do fone para não se isolar dos sons externos
  4. Faça alongamentos antes de começar
  5. Inicie a caminhada de forma gradual
  6. Respeite o ritmo do corpo ao acelerar o passo
  7. Beba bastante água para se manter hidratado
  8. Use protetor solar, mesmo em dias nublados
  9. Fique atento a obstáculos ou desníveis pelo caminho
  10. Faça avaliações físicas periódicas com seu Time de Saúde!

Porque plano de saúde já não é mais suficiente.

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