Assine nossa newsletter

12 filmes e séries para entender as emoções humanas

É comum que os filmes e séries arranquem sorrisos e nos emocionem a depender de seu enredo. Muitas vezes, somos capazes de nos identificar com a vida de um personagem, como se aquele drama vivido fosse escrito exatamente para nós. 

Não é à toa que a ficção é capaz de lançar luz à nossa realidade de formas que nem imaginamos…

Entender as emoções humanas é algo complexo que esbarra no funcionamento da nossa mente e em como nem sempre estamos preparados para compreender os nossos sentimentos. 

Por isso, é importante ampliar o nosso repertório e conhecimento sobre por que sentimos tudo o que sentimos — e como podemos nos tornar uma rede de apoio para pessoas que atravessam contextos de saúde mental delicados.

A seguir, listamos 12 produções, entre filmes, séries e documentários, que vão te ajudar a entender as emoções humanas:

A série “Modern Love” e o capítulo sobre transtorno bipolar

“Me aceita como eu sou, quem quer que eu seja.”  Esse é o título do episódio que vai nos apresentar a história de Lexi, uma advogada bem-sucedida que vive em Nova York e, assim como muitas pessoas da sua geração, tem dificuldades em manter relações saudáveis. No entanto, a sua situação ganha ainda mais nuances devido a uma condição de saúde mental que ela busca esconder de todos ao seu redor: o transtorno bipolar. O enredo foi escrito pela autora Terri Cheney, originalmente publicado em um artigo no New York Times que em seguida se tornou o episódio da série. 

O filme “Toc Toc” e um grupo de pacientes à espera da terapia

Imagine o encontro de seis personagens autênticos e diversos, todos eles convivendo com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), na sala de espera de um psiquiatra. O grupo busca o especialista para resolver seus problemas, mas o médico nunca aparece no horário marcado para a sessão. Daí eles decidem chegar às suas próprias conclusões sobre os seus dilemas.

O filme “Nasce uma Estrela” e o uso de substâncias para lidar com a depressão

O filme, protagonizado pela artista Lady Gaga e o ator Bradley Cooper, conta a história de ascensão de uma estrela de Hollywood e traz boas pitadas dos clichês que o universo do entretenimento nos apresenta. Mas vai além: é um retrato simbólico de como lidamos com o fracasso e com a depressão por meio de substâncias que se tornam verdadeiras muletas emocionais para os nossos problemas. 

A série “Atypical” e as nuances do autismo

Uma das produções mais sensíveis disponíveis sobre o tema, a série aborda o autismo de forma real e sem estereótipos. O protagonista Sam Gardner é um adolescente de 18 anos que convive com o diagnóstico do espectro autista desde a infância. Ao longo dos episódios, acompanhamos a sua busca por independência, sua rotina e os desafios dessa fase de transição entre a infância e a vida adulta.

O filme “Melhor é Impossível” e a rotina de quem tem TOC

O filme de 1998 conta a história de Melvin Udall, um escritor de sucesso de Nova York que vive solitário em seu apartamento, pois apresenta muitos comportamentos que são julgados como inadequados pela maioria das pessoas. Ao longo do enredo, entendemos alguns sintomas do TOC e como isso repercute na vida de Melvin.

O filme “As vantagens de ser Invisível” e as complexidades das nossas emoções

Com uma linguagem didática e acessível, o filme mergulha na combinação de fatores que podem levar uma pessoa a tirar a própria vida. Baseado em um livro de mesmo nome, acompanhamos a trajetória de um jovem de 15 anos que lida com a depressão e tenta se recuperar de um luto após perder um grande amigo. A produção consegue equilibrar boas dosagens do que é o universo de um adolescente com reflexões profundas sobre a nossa dificuldade em acessar o outro por inteiro. 

A série “Explicando a Mente” e como nosso cérebro funciona

Você já se perguntou por que reagimos de determinadas maneiras a um pensamento ou ação? Ou ainda, como as emoções impactam nossas decisões? Nesta série, cada episódio de 20 minutos busca explicar como a nossa mente funciona.

O filme “Divertidamente” e os aprendizados sobre nossos sentimentos

Para alguns, um filme animado pode ser uma produção voltada para crianças. No caso de “Divertidamente”, o filme é um precioso conteúdo para toda a família. De forma leve e sagaz, somos apresentados a um enredo que busca explicar quão importante é a nossa inteligência emocional, e como podemos lidar melhor com os sentimentos, sejam eles positivos ou negativos.

O filme “Duas Vidas” e como lidamos com o luto

Eduardo é um homem bem-sucedido e tem a sua rotina atravessada depois da morte de sua esposa provocada por um trágico acidente. Seis meses depois, ele é obrigado a encarar uma nova perda e passa a refletir sobre a reconstrução de uma vida a partir do luto.

O documentário “Happy” e a busca pela felicidade

O documentário explora a felicidade humana por meio de entrevistas com pessoas de 14 países diferentes e dos mais diversos contextos de vida.  O resultado é uma rede de insights importantes sobre a psicologia positiva e como entendemos a tal da busca pela felicidade. 

O filme “Beleza Oculta” e como lidamos com a depressão 

O protagonista Howard passa a lidar com uma forte depressão após uma tragédia pessoal e decide escrever cartas para a Morte, o Tempo e o Amor. A partir daí, o que era impossível acontece e essas três partes decidem responder às angústias de Howard, a fim de ensiná-lo um pouco mais sobre o verdadeiro significado da vida. 

O documentário “O Caminho para a Felicidade” e a busca pela plenitude

Alejandro era mais um daqueles homens insatisfeitos, que só vivem estressados e cansados. Até que, em 2018, ele decide embarcar em uma jornada para acompanhar dois monges, entre eles Matthieu Ricard, que é conhecido como o homem mais feliz do mundo.

Explore estas Tags

mente saude-mental

Porque plano de saúde já não é mais suficiente.

Artigos Relacionados

Ilustração destaca um anzol de pesca fisgando uma galocha do rio, que faz referência aos exames que fazemos, mas que não trazem os resultados certos.

Comportamento

Check up geral: é preciso fazer?

04/08/2022 • 13 min de leitura

Ilustração destaca um braço com pintas rosas, que se assemelham às lesões da monkeypox. Por cima do braço, há uma lupa, destacando os sintomas.

Comportamento

Monkeypox: o que é e como se prevenir?

03/08/2022 • 16 min de leitura

Ilustração mostra vulcão em erupção

Comportamento

Puberdade precoce: saiba o que é e como ajudar

03/08/2022 • 7 min de leitura

Ilustração de uma bexiga de festa sendo estourada por uma agulha, segurada por uma mão.

Comportamento

Urinar muitas vezes ao dia pode ser infecção urinária

01/08/2022 • 13 min de leitura