Assine nossa newsletter

Por uma vida mais ativa: O uso de bikes na mobilidade urbana

Você já deve ter experimentado os benefícios da bicicleta em uma pedalada. Seja na infância ou na vida adulta, a “magrela” proporciona experiências de liberdade e autonomia.

Agora, a bicicleta tem se tornado uma opção cada vez mais popular como meio de transporte – e o meio ambiente agradece! 

Existem diferentes tipos de bikes, inclusive as elétricas, e as cidades estão cada vez mais equipadas para promover os deslocamentos com a bicicleta em segurança. 

De acordo com a prefeitura de São Paulo, a capital paulista é a cidade com a maior malha cicloviária permanente do Brasil: são 684 km de extensão no total.

A popularização do meio de transporte sob duas rodas nos últimos anos chamou a atenção até mesmo dos cientistas.  Em um estudo realizado pelo Instituto Global de Saúde de Barcelona, os pesquisadores indicaram a bicicleta como o meio de transporte que traz mais benefícios físicos e mentais para a saúde.

A análise comparou o uso de bicicletas para o deslocamento combinado com outros tipos de jornadas como, por exemplo, o uso de transportes coletivos e até mesmo as caminhadas, em sete cidades europeias. 

Os resultados, publicados na revista acadêmica Environment International, indicam que o uso da bicicleta foi associado a uma melhor autopercepção de saúde geral, melhor saúde mental, maior vitalidade e menor percepção de estresse.

Com a retomada da rotina nas cidades, a bicicleta pode ser uma boa opção para quem gostaria de construir novos hábitos saudáveis. 

Para o preparador físico do Time de Saúde Bruno Cerazi, incluir o uso de bicicletas na nossa rotina é uma forma de trazer mais movimento para o nosso dia a dia e, assim, evitar comportamentos sedentários. 

De acordo com Cerazi, a bicicleta vai muito além de uma opção de mobilidade: a atividade proporciona uma maior sensação de liberdade (quem nunca curtiu aquele ventinho fresco no pedal?) e também a percepção de que você está se desafiando… Afinal, você trocou o carro por uma bicicleta e, agora, você se equilibra em duas rodas de 5cm para realizar o seu deslocamento!

Depois de pedalar, você fica mais feliz, pois sente a endorfina. Seu coração fica mais saudável, pois o exercício ajuda a diminuir a pressão arterial. E você também controla a ansiedade e pode sentir um aumento da musculatura corporal – em especial a das pernas. 

“Parece uma decisão pequena, uma mudança simples que começa com o seu momento com a bicicleta, mas pode ter uma enorme diferença na sua saúde, no seu humor e no seu dia a dia”, defende o preparador físico.

8 benefícios do uso da bike como uma opção de meio de transporte

  1. Maior promoção de saúde;
  2. Maior bem-estar emocional;
  3. Maior condicionamento físico;
  4. Sensação de pertencimento a uma comunidade;
  5. Interação com a cidade;
  6. O meio ambiente agradece por ter menos um carro nas ruas;
  7. Pode ser um bom custo-benefício financeiro;
  8. Percepção de maior liberdade e autonomia nos seus deslocamentos.

Explore estas Tags

atividade-fisica

Porque plano de saúde já não é mais suficiente.

Artigos Relacionados

Imagem da enfermeira Rachel Haddock Lobo sentada em frente a uma mesa, com o rosto virado para a câmera. Rachel usa uma roupa branca, com um véu na cabeça, também branco. As mãos dela estão sob um papel.

Comportamento

Rachel Haddock Lobo: a enfermeira que se dedicou a ensinar

22/06/2022 • 6 min de leitura

Retrato da enfermeira Anna Nery

Comportamento

Saiba quem foi Anna Nery, grande ícone da enfermagem do Brasil

11/05/2022 • 6 min de leitura

criança com nariz escorrendo

Comportamento

Coriza em crianças: saiba como aliviar a congestão nasal

04/05/2022 • 5 min de leitura

mãos pés e uma boca de criança

Comportamento

Mão-pé-boca: quais são os sintomas e como prevenir?

26/04/2022 • 6 min de leitura