Key points
- Relato de experiência elenca ações e atividades de coordenação do cuidado realizadas entre maio de 2021 e maio de 2022, na gestora de saúde Alice, por seis enfermeiras da equipe. Resultados foram apresentados durante o 73º Congresso Brasileiro de Enfermagem, em Salvador (BA).
- A coordenação do cuidado, na Alice, é feita por uma equipe multidisciplinar, mas a organização dos serviços de saúde e a integração entre os diferentes níveis assistenciais são responsabilidades da equipe de enfermagem.
- Durante o período, foram registrados como amostra representativa: 25.439 demandas de resultado de exames triados; 41.561 contrarreferências avaliadas; 3.917 sumários de alta endereçados. Do volume total da amostra, 52% das demandas foram avaliadas e solucionadas pela equipe de coordenação de cuidado.
- O gerenciamento do cuidado minimiza erros operacionais, melhora a satisfação dos usuários e dos profissionais assistenciais envolvidos, além de trazer benefícios na diminuição do tempo médio de internação e na promoção do melhor desfecho clínico – como é proposto pelo modelo Value-Based Healthcare (VBHC).
Palavras-chave: Coordenação de cuidado; Enfermagem; Atenção Primária à Saúde.
Introdução
As empresas de tecnologia ligadas ao setor da saúde, as chamadas healthtechs, nasceram com o objetivo de aplacar os problemas mais comuns da área, como a falta de acesso, a comunicação falha entre os serviços e a má gestão dos processos. Essa é uma realidade observada nos Estados Unidos, onde essas empresas surgiram em 2011, mas também no Brasil, que recepcionou as primeiras healthtechs em 2015.
Dentre as principais propostas, essas novas empresas focam na otimização da telemedicina, no uso da inteligência artificial via aplicativos e softwares, integração dos dados e, por fim, na melhoria da gestão da saúde dos pacientes. Nesse cenário, torna-se imprescindível a atuação da equipe de enfermagem na coordenação do cuidado do paciente – afinal, são os profissionais responsáveis pela organização dos serviços de saúde e pela integração entre os diferentes níveis assistenciais.
Com protagonismo, a equipe de enfermagem é quem contribui para a estratégia organizacional que direciona a empresa a uma maior sustentabilidade financeira, saúde baseada em valor, redução de desperdícios e dos trabalhos burocráticos com o uso eficiente de ferramentas tecnológicas e cuidado integral à pessoa.
Relato de experiência
Entre maio de 2021 e maio de 2022, seis profissionais da enfermagem da gestora de saúde Alice, no cenário da Atenção Primária à Saúde (APS), desenvolveram um relato de experiência com a descrição das atividades e ações de coordenação do cuidado realizadas no período no município de São Paulo (SP).
Na Alice, a coordenação de cuidado se diferencia das operadoras de saúde tradicionais porque é composta por um time interdisciplinar, rede de especialistas focais e instituições parceiras alinhadas ao mesmo modelo de cuidado.
A gestora de saúde não se limita ao tratamento da doença, mas também define as metas de saúde de cada membro (como os pacientes são chamados na Alice), como o controle de uma condição crônica, a melhora dos parâmetros de alimentação e de sono, ou até mesmo algo relacionado a um objetivo de vida, como correr uma meia maratona.
Cabem, portanto, à equipe de enfermagem no âmbito da coordenação de cuidado algumas responsabilidades, tais como:
- Classificação dos resultados dos exames;
- Suporte à integração dos dados entre os níveis de atenção;
- Auxílio na priorização de demandas complexas e urgentes da equipe assistencial;
- Articulação da APS no seguimento do cuidado, aumentando a integração do cuidado no seguimento longitudinal.
Dentro do período de um ano, foram registradas como amostra representativa:
- 25.439 demandas de resultado de exames triados;
- 41.561 contrarreferências avaliadas;
- 3.917 sumários de alta endereçados.
Por meio dessas ações, foi possível rastrear as demandas que seriam, ou não, sujeitas às intervenções do Time de Saúde. Com isso, otimiza-se o tempo destinado à busca de informações no prontuário eletrônico pela equipe assistencial e permite-se maior visibilidade dos casos que necessitam de abordagem prioritária.
Neste mesmo período, 7.552 exames, 27.660 contrarreferências e 1.708 sumários de alta foram avaliados e solucionados pela equipe de coordenação de cuidado – o que equivale a 52% do volume total de demandas.
Em nível terciário, foram acompanhadas 232 cirurgias e 387 internações no período descrito. Dentre as ações, foram realizados:
- Alinhamento entre as equipes responsáveis pelo cuidado do usuário;
- Suporte na admissão, desospitalização e transição de cuidados na alta, por meio da articulação de consulta de retorno, home care e atendimentos pontuais da equipe multiprofissional;
- Encaminhamento para outra especialidade;
- Outras possíveis demandas.
Esse gerenciamento minimiza os erros operacionais, melhora a satisfação dos usuários e dos profissionais assistenciais envolvidos, além de trazer benefícios na diminuição do tempo médio de internação e na promoção do melhor desfecho clínico – como é proposto pelo modelo Value-Based Healthcare (VBHC).
Discussão
O relato de experiência presente descreve o desenvolvimento de uma área da enfermagem focada em garantir resolutividade da atenção primária por meio da coordenação dos eventos de saúde em uma healthtech de saúde suplementar. Esta competência viabilizou:
- Praticidade no uso dos serviços;
- Redução de desperdícios, gerando sustentabilidade financeira;
- Redução de trabalhos burocráticos por meio do uso eficiente de ferramentas tecnológicas;
- Integração de dados de saúde;
- Melhores desfechos no cuidado, com maior foco na pessoa;
- Assertividade nos encaminhamentos entre os níveis de atenção.
É irrefutável a importância de enfermeiros focados na coordenação do cuidado e em todos os processos de saúde entre os diferentes níveis de atenção. Em concordância, são notórios os benefícios que a tecnologia traz para potencializar o impacto das ações de enfermagem realizadas para coordenar o cuidado, e tal relevância pode ser reforçada pelos pontos apresentados neste relato.