Key points 

  • Profissionais da gestora de saúde Alice desenvolveram a ferramenta Score Magenta (SM), responsável por mensurar, de forma periódica, os principais pilares de saúde dos membros (como são chamados os pacientes), como sono, nutrição, atividade física, saúde mental, além da qualidade de vida subjetiva e componentes detratores – vícios e hábitos. Para a avaliação de cada pilar, são usados questionários ou protocolos próprios adaptados baseados em evidência científica.
  • Os membros respondem ao SM via aplicativo da Alice, e o score de cada pilar é calculado a partir de uma escala que varia de 0 (zero) a 1000 (mil). O SM final classifica as respostas em três categorias: ruim, bom ou excelente. Como os membros respondem ao SM a cada três meses e têm acesso imediato ao resultado, são capazes de acompanhar sua evolução e controlar cada aspecto da própria saúde. 
  • A partir da análise dos dados dos membros, observa-se que a grande maioria (86%) apresenta, na medição mais recente do SM, resultados dentro da faixa “boa” ou “excelente”. Esse dado demonstra que as intervenções adotadas pelos profissionais de saúde da Alice são relevantes para a saúde global dos membros. 
  • Apenas 14% apresentam resultados na faixa “ruim”, o que gera um alerta ao time de coordenação de cuidado para que esses membros recebam orientações personalizadas, com foco em promover estratégias específicas para os pilares mais afetados em cada caso.

Palavras-chave: Score Magenta; Pilares de saúde; Linhas de cuidado. 

Introdução

Um dos grandes diferenciais da gestora de saúde Alice é que os membros recebem ferramentas que promovem a autonomia para acompanhar e controlar os principais parâmetros da própria saúde. Uma delas é o Score Magenta (SM). 

Desenvolvido pelos profissionais da Alice, o SM é um indicador que mensura a saúde a partir de quatro pilares de cuidado (saúde mental, atividade física, nutrição e sono), além de avaliar a qualidade de vida subjetiva e os componentes detratores, como hábitos e vícios. Os parâmetros são identificados a partir de questionários que o membro responde de forma periódica, via aplicativo da Alice. 

O score de cada pilar é calculado em uma escala que varia de 0 (zero) a 1000 (mil). O SM final é obtido a partir da média simples de todos os pilares. O resultado é classificado em três categorias: ruim, bom ou excelente, de acordo com a pontuação obtida.

Como o Score Magenta ajuda a Alice a promover melhores hábitos de saúde para os membros

Cada membro responde o SM de forma periódica (a cada três meses), o que possibilita acompanhar a evolução ao longo do ano e receber orientações específicas dos profissionais de saúde, conforme o resultado. Em nível populacional, o SM auxilia na identificação de membros com maior risco de saúde, assim como propicia o desenvolvimento de estratégias proativas para promoção de saúde.

Pilares de saúde avaliados pelo Score Magenta 

Saúde Mental

As perguntas do pilar de saúde mental seguem as recomendações da US Preventive Services Task Force (USPSTF) sobre a importância de rastrear possíveis sintomas de ansiedade e depressão [1]. Para isso, são utilizados os questionários Generalized Anxiety Disorder (GAD-2) e Patient Health Questionnaire (PHQ-2). Cada um deles traz duas perguntas de triagem para sintomas de ansiedade e de depressão, respectivamente. Caso os resultados se apresentem alterados, o membro responde automaticamente as versões estendidas das escalas (GAD-7 e PHQ-9), que classificam a gravidade dos sintomas. 

É importante destacar que esses instrumentos não realizam o diagnóstico de transtornos mentais, mas identificam quais pessoas apresentaram sintomas psicológicos desadaptativos/disfuncionais (que geram prejuízos na qualidade de vida, em intensidade que impede uma tomada de atitude ou com sintomas físicos, como falta de ar e palpitação) nas últimas duas semanas. Os questionários também têm adequada validade preditiva para diagnóstico médico.

Sono

O pilar do sono busca identificar comportamentos de risco que possam estar relacionados a transtornos. Essa avaliação de saúde se justifica em um cenário no qual 35% da população mundial afirma dormir menos do que o recomendado e entre 10% a 30% dos adultos apresentam sintomas crônicos de insônia [2]

Para esse parâmetro, o SM utiliza o questionário Mini-Sleep. Este consiste em 10 perguntas que avaliam a qualidade de sono, além de características de sonolência diurna. 

Atividade Física

No pilar da atividade física, são avaliados o tipo, a quantidade e a intensidade dos movimentos realizados na última semana pelos membros, a partir do Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) [3]. Nas respostas, as pessoas são classificadas em:

  • Sedentárias;
  • Pouco ativas;
  • Ativas;
  • Muito ativas.

A divisão possibilita aos profissionais de saúde da Alice propor e acompanhar programas específicos de atividades físicas com os membros, com o objetivo de aumentar a qualidade de vida, prevenir doenças crônicas, proteger contra tipos de câncer, melhorar a saúde mental e o sono, além de outros benefícios que os exercícios são capazes de proporcionar [4]. 

Nutrição

Estudos mostram que um maior consumo de frutas e vegetais está associado a uma menor mortalidade [5]. O dado justifica a importância da inclusão do pilar de nutrição no SM, que tem como principal objetivo avaliar a qualidade do consumo alimentar.

Essa mensuração é feita a partir de um questionário baseado nos marcadores de consumo alimentar do Ministério da Saúde [6]. Por meio dele, é possível identificar a frequência da ingestão de diferentes grupos de alimentos considerados protetores para a saúde, assim como os considerados detratores. 

Dos resultados, é possível construir uma métrica que facilita aos membros alcançarem uma alimentação mais equilibrada e protetora para a saúde. Além disso, a avaliação contínua do perfil alimentar é uma importante ferramenta para auxiliar na promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis. 

Hábitos e comportamentos

Os itens de hábitos avaliam comportamentos de risco, como aqueles relacionados ao tabagismo e ao consumo abusivo de álcool [7]. O monitoramento do tabagismo e etilismo na Alice incorpora estratégias autoavaliativas de forma longitudinal e busca promover mudanças de comportamento a longo prazo. 

Com esse objetivo, foi construído um questionário que avalia o uso de nicotina e o consumo de álcool, tomando por base os preceitos do questionário Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT) [8]. Além disso, também é calculado o IMC (índice de massa corporal) de cada membro.

Qualidade de Vida 

A qualidade de vida [9] subjetiva é avaliada com o objetivo de determinar a perspectiva do membro em relação ao impacto dos próprios cuidados em saúde nas atividades de vida diária. É uma medida relevante na tomada de decisão clínica [10] e, para chegar ao resultado, o membro responde, de 0 a 100, qual nota daria para a própria qualidade de vida. 

O questionário foi construído tomando como base o questionário EuroQoL reduzido (​​EQ-5D-5L) [11, 12], que possui uma pergunta para cada um dos cinco domínios de saúde: mobilidade, cuidados pessoais, atividades habituais, dor e desconforto, além de ansiedade e depressão.

Metodologia e resultados

A partir da análise dos dados dos membros da Alice, observa-se que a grande maioria (86%) apresenta, na sua medição mais recente do SM, resultados dentro da faixa “boa” ou “excelente”. Esse dado demonstra que as intervenções adotadas pelos profissionais de saúde são relevantes para a saúde global dos membros. 

Apenas 14% apresentam resultados na faixa “ruim”, o que gera um alerta ao time de coordenação de cuidado para que esses membros recebam orientações personalizadas, com foco em promover estratégias específicas para os pilares mais afetados em cada caso.

Em relação aos pilares específicos de saúde, os membros apresentam resultados dentro da faixa “boa” no que diz respeito aos cuidados com sono, saúde mental, nutrição e qualidade de vida. 

Por outro lado, mesmo tendo cerca de 48% dos membros fisicamente ativos, a população analisada considera mais desafiador manter hábitos frequentes e regulares de atividade física. Nesse cenário, os profissionais de saúde da Alice priorizam orientações e cuidados baseados nas ações previstas na Health Logic de Preparação Física da Alice, como aulas e acompanhamento por chat, sendo que todos os membros que ainda estão sedentários (cerca de 52% dos membros hoje) têm a oportunidade de acompanhamento com um profissional preparador físico de maneira coletiva ou individual para desenvolver um plano de ação específico para o seu caso. 

Por fim, em relação aos hábitos de vida, os membros apresentam score em nível excelente.

Referências Biliográficas

Clique aqui

Autores

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba informações sobre o nosso modelo de saúde e muito mais para você e sua clínica