Assine nossa newsletter

Você é o que você come? Entenda sua relação com as dietas

Dietas

Você já deve ter visto por aí dietas que prometem resultados milagrosos em um curto espaço de tempo. 

O que poucas pessoas falam é sobre o peso emocional e os efeitos dele para a nossa saúde física: afinal, não é nada fácil viver eternamente em uma guerra contra a balança.

São muitas as mensagens de crítica (e autocrítica) que as pessoas e, principalmente, as mulheres, recebem sobre os seus corpos. 

Como se constantemente fosse preciso estar dentro de um padrão determinado de imagem e, para isso, a alimentação se torna uma espécie de punição. Mas não deveria ser assim…

Na nutrição, há abordagens que buscam melhorar a nossa relação com a comida tanto do ponto de vista nutricional, sem categorizar alimentos como “heróis ou vilões”, quanto do ponto de vista da autoimagem. 

Ao olhar com mais gentileza para os corpos, é possível entender quais são os tipos de alimentos que nutrem, curam e acolhem as nossas necessidades de saúde.

A seguir, as nutricionistas do Time de Saúde da Alice listaram 5 livros que vão te ajudar nessa jornada.

O peso das dietas: Emagreça de forma sustentável dizendo não às dietas, de Sophie Deram

Neste livro, a nutricionista Sophie Deram combate o mito de que é preciso fazer dietas restritivas para emagrecer. Ao longo das páginas, o leitor tem acesso a evidências e estudos de casos que ensinam como construir um caminho prazeroso para manter uma alimentação saudável.

Fazendo as pazes com o corpo, de Daiana Garbin

A autora Daiana Garbin traz o seu relato de como passou grande parte da sua vida sentindo-se inadequada em relação ao seu corpo. 

De dietas restritivas a procedimentos estéticos, a busca de Garbin pelo “corpo perfeito” foi além de uma tentativa por alcançar um padrão estético: se tornou uma doença. 

Ao ser diagnosticada com transtorno alimentar, a autora precisou encarar o cuidado com a sua saúde física e emocional como prioridade. E é sobre essa experiência que ela escreve em seu livro.

Mindful eating: Comer com atenção plena, de Cynthia Antonaccio

Parece simples, mas na era da hiperconectividade o óbvio pode ser desafiador: estar atento ao momento presente. A técnica da atenção plena é aplicada para os momentos das refeições por meio do “mindful eating”. 

Neste livro, as autoras nutricionistas dão o contexto necessário para uma alimentação intuitiva

Nutricionismo, de Gyorgy Scrinis

Neste livro, o autor Gyorgy Scrinis traz uma provocação sobre como encaramos os temas de alimentação e nutrição. Para além das relações individuais que construímos com os alimentos, Scrinis propõe uma visão mais estrutural sobre o direito ao acesso a uma alimentação de qualidade. 

O mito da beleza, de Naomi Wolf

O título se tornou um dos mais importantes para quem se interessa, estuda ou pesquisa a relação das mulheres com os seus corpos e autoimagem.

No livro, a jornalista Naomi Wolf argumenta que o culto a uma beleza específica de corpos magros e padronizados atua como um mecanismo que limita a liberdade das mulheres. 


Porque plano de saúde já não é mais suficiente.

Artigos Relacionados

Geladeira com imãs com as siglas HDL e LDL e alimentos que aumentam colesterol ruim

Alimentos

Colesterol alto: tire suas dúvidas

15/06/2022 • 5 min de leitura

Introdução Alimentar BLW

Alimentos

Introdução alimentar BLW: quais as vantagens e os riscos?

25/05/2022 • 6 min de leitura

diversos tipos de doces em cima de uma mesa

Alimentos

Açúcar faz mal? Saiba como consumir esse alimento

27/04/2022 • 6 min de leitura

Inove na Páscoa e aprenda a fazer um bolo de chocolate de caneca

Alimentos

Inove na Páscoa e aprenda a fazer um bolo de chocolate de caneca

14/04/2022